Ruan Yan fez uma viagem para fora do país.

Entretanto, era Li Han que estava levando ele para uma “viagem de negócios”. Claro, na aparência era para comunicação e investigação. A verdade era que o trabalho acabava em apenas dois dias, o resto do tempo era apenas relaxando no feriado.

Eles viajaram de Tokyo para Hokkaido antes de chegarem à Kyoto.

Um dia antes de retornarem, eles foram para Fushimi Inari Shrine. O torii laranja não acabava nunca, formando um túnel profundo e sereno, era extremamente prazeroso andar lá dentro. Tinha um casal na frente deles. A garota ficava encarando entre os postes e tirando fotos super íntimas com seu namorado. Eles riam o caminho inteiro, o que acabou fazendo os dois homens atrás ficarem extremamente entediados pelo casal.

Ruan Yan percebeu que a atmosfera entre eles ficou um pouco esquisita do nada.

Ele viu que cada torii tinha palavras cravadas nele, a maioria eram nomes de pessoas, porém alguns tinham nomes de empresas. Ele então quebrou o silêncio e disse, “Por que não pegamos um torii para nossa empresa?”

Li Han balançou a cabeça, “Nós não acreditamos em xintoísmo, não tem necessidade gastar dinheiro à toa.”

Ruan Yan suspirou, “Viu, é isso que eu quero dizer, você não tem nada de um Presidente Mary Sue.”

Li Han levantou sua sobrancelha e olhou para ele, “Você continua falando sobre essa coisa de Mary Sue, o que significa?”

Ruan Yan respondeu, “Vamos colocar desse jeito, se você fosse um Presidente Mary Sue, então agora você diria: ‘Não é nada além de torii, eu vou comprar o topo dessa montanha e colocar torii em todos os lugares.”

“Eles são uns retardados então?”

Ruan Yan riu, “É por isso que você não entende.”

Com isso, Li Han não estava convencido. Ele parou de andar e deliberadamente segurou Ruan Yan com uma mão, a outra mão erguida em um ângulo de 45 graus e apontou para longe. Ele se posicionou e disse com uma expressão alta: “Você quer construir uma? Eu já comprei o topo de toda a montanha. Colocarei torii por toda parte e gravarei seu nome em cada uma delas”.

Ruan Yan, “…”

Chocco matte1, essa cena não me parece certa?

Eu acho que talvez eu esteja no lugar de filmagem errado.

O que houve para me arrastarem para uma mudança de trilha sonora repentina para vozes graves2?

Eu orei para os deuses de Zhihu, meu chefe tinha comido uma noz quebrada por uma porta3, como eu curo isso?

Então, depois de muitos segundos, Li Han voltou ao normal e perguntou provocantemente, “Então, isso foi ‘Mary Sue’?”

A alma de Ruan Yan, que quase foi para o céu de apaziguamento, respondeu rigidamente em 3 palavras, “… Você é retardado?”

A noite, eles ficaram juntos em um quarto comum de um simples hotel com temática japonesa. A equipe do hotel colocou dois conjuntos de futons no tatami deles e um origami de garça em cima de cada um, desejando uma boa noite de sono.

Mas depois de se lavarem e estarem prontos para dormir, os dois deitaram em uma posição reta e não conseguiam dormir de jeito nenhum.

Li Han começou a conversa primeiro, “Você provavelmente me achou muito chato e exigente no começo né? Você quis mudar de departamento várias vezes.”

Ruan Yan disse, “Não.” Não no começo apenas, ele ainda achava o outro muito chato e exigente.

“Eu quero me desculpar com você pelo meu mau temperamento, e pelas vezes que acabei fazendo as coisas difíceis para você. Acho que nunca te disse, mas como um assistente, você já é bom o suficiente. Com você do meu lado, meu trabalho flui muito mais suave. Você presta muita atenção nos detalhes e também tem altas capacidades.”

“Ah, obrigado.” Ok, ele não era tão chato e exigente.

Li Han virou sua cabeça e perguntou, “Você ainda gostaria de trocar de departamento?”

Ruan Yan olhou para o teto. A luz da lua do lado de fora refletia em seus olhos, “No começo, eu era o culpado e desengonçado que não conseguia fazer suas tarefas. Se eu não termino o trabalho, devo ser punido. Tudo isso me ajudou a aperfeiçoar minhas habilidades. Essa posição me permitiu aprender muitas coisas, eu sou muito grato. Claro, você era extremamente chato antigamente, você me dava nos nervos. Já pensei em cuspir no seu café, em tirar fotos feias suas e publicar na plataforma pública da empresa com um usuário anônimo, em comprar uma marmita vencida para você comer…”

Nesse momento, todos os pelos do corpo de Li Han estavam arrepiados.

Ruan Yan continuou, “Mas eu não fiz nada disso. Eu sei que são métodos vergonhosos e desprezíveis.”

Li Han enfim se sentiu em paz.

“Foi por isso que decidi furar seu pneu.”

“…”

Ruan Yan olhou para ele, “ Se lembra de quando você trocou meu pneu? Na verdade eu tinha colocado aquele prego perto da sua vaga no estacionamento, infelizmente depois de alguns dias ainda não havia funcionado, talvez porque você dirija muito bem. Eu não sei como aconteceu, mas depois de um tempo o prego foi perto do meu carro. E no final, bom… É. Está claro que não se deve ter um mau coração.”

Li Han não parecia bem.

De acordo com seu temperamento de antes, se ele tivesse conhecido um subordinado que quisesse machucar seu chefe, ele definitivamente iria xingar ferozmente e então tirar todos os seus bônus. Entretanto, agora, ele só tinha um pensamento…

Porque o meu assistente especial era tão adorável!

Eles conversaram por quase a noite inteira, a pequena parede que existia entre eles agora tinha caído. Quando voltaram para China, o quarto do andar debaixo havia sido alugado, e então ele convidou diretamente Ruan Yan para morar com ele.

Ruan Yan pensou por um momento e concordou em pagar o aluguel de acordo com o seu preço real.

Porém, a vida de duas pessoas morando juntas deixa muito a desejar. Ruan Yan descobriu que suas peculiaridades de trabalho também eram presentes em seu dia-a-dia.

Ele sempre era intensamente crítico sobre detalhes esquisitos. Como por exemplo, as cortinas que não bloqueavam o sol direito, ou os entalhes de flores da cabeceira da cama que não eram magníficos, entre outros. Mesmo assim, ele não prestava atenção no lixo que fazia, na poeira do chão ou na sujeira do banheiro. Ele não sabia cozinhar sozinho, mas era extremamente seletivo. Era viciado em compras online, ele gostava de gastar dinheiro em quantidades absurdas e todo mês sua conta do Alipay vinha com um número enorme. Ruan Yan até mesmo encontrou uma sacola de lavar sutiãs e absorventes Whisper4 na pilha de deliverys. 

Antigamente, Ruan Yan não ligava para essas coisas, mas desde que virou secretário de Li Han, ele treinou a si mesmo para não tolerar nenhum erro. Então, ele limpava o apartamento inteiro como um vento forte levando folhas caídas. Ao mesmo tempo, ele fez uma lista de “Não Se Deve Fazer” e colocou na geladeira, torcendo que o teimoso Li Han se comportasse.

E a surpresa foi que Li Han na verdade foi bem obediente e realmente tentou corrigir seus defeitos. Não só isso, como Li Han ficou tocado com o fato de que Ruan Yan ia fazer tudo sem reclamar. Suas células preguiçosas começaram a pesar e ele começou a tomar atitude. Lavava louça, fazia as compras, usava o aspirador… Ele aprendeu a fazer bem feitas essas coisas.

Ruan Yan ficou tão surpreso que postou uma pergunta no Zhihu: 

Eu vivo na mesma casa que meu chefe. É um pequeno apartamento de luxo na cidade, com 140 metros quadrados. Ele sempre teve esse olhar arrogante e o jeito que mandava em mim para todos os lados era extremamente irritante. Mas recentemente, ele começou a fazer o trabalho de casa por iniciativa própria. Ontem até me mostrou seu livro de contas e eu não sei o que isso significa. Eu suspeito que ele tenha comido uma noz aberta por uma porta, fazendo um veneno ir para seu cérebro. Ele provavelmente está nos últimos estágios de ser mentalmente retardado. Então a pergunta é: Quanto custa o novo capacete de realidade virtual no console do Dawn4?”

Uma resposta havia recebido mais de 3000 curtidas: “Você provavelmente vai precisar de Y00000000000 dólares5.”

No aniversário de Ruan Yan, Li Han fez uma super celebração.

Não havia amigos para convidar, nem champanhe, nem bolo de 5 camadas, ou uma grande entrada de luzes. No lugar disso, ele preparou uma refeição levemente comestível e deu pra ele outro pequeno apartamento de luxo na cidade, um carro que custava alguns milhares de dólares e 5 subordinados.

Li Han então heroicamente disse, “Você sempre diz que não sou ‘Mary Sue’ o suficiente, e agora, isso é ‘Mary Sue’ para você?”

Ruan Yan segurou o certificado de propriedade em uma mão e as chaves do carro na outra. Ele não queria nada a não ser fazer Li Han engolir essas coisas, “Você chama isso de ‘Mary Sue’? Isso aqui é uma mulher feia tentando imitar uma famosa6! A taxa de propriedade esses dias é tão cara, até mesmo para casas pequenas de fora da cidade é ridiculamente cara, eu tenho cara de quem tenho dinheiro pra queimar desse jeito!? E esse carro, um pé no acelerador e lá se vai alguns dólares de gasolina. Sempre acontece algo no trânsito, se esse carro quebrar ou morrer, eu não vou ter dinheiro nem para o reparo. CINCO subordinados, por que você está me dando tantas pessoas? Eles vão lavar meus pés e cortar minhas unhas, você acha que eu sou você?”

Li Han estava bem insatisfeito e perguntou com raiva, “Eu deixo você morar aqui e você quer pagar o aluguel. Eu te dou uma casa e um carro, e você não quer. Eu tento diminuir seu peso e mesmo assim você me acha enxerido! Por que você está sendo tão atencioso comigo?! Me deixe ser um presidente ‘Mary Sue’ em paz!”

Ruan Yan virou seus olhos, “Não é que esteja sendo atencioso, você só não nasceu para ser um presidente ‘Mary Sue’, entendeu? Agora pare de ser tão ’Mary Sue’ e vai lavar a louça.”

Ele lavava as panelas enquanto se defendia, “Quem disse que eu não sou ‘Mary Sue’! Você só está sendo assim por causa da sua primeira impressão de mim! Você já leu minha entrevista exclusiva na revista de negócios? Eu sou uma figura divina que é alta, rica e bonita, uma pessoa que tem aparência, se é isso que procura, e habilidade, se é isso que procura…”

Com os murmúrios da figura divina que era alta, rica e bonita perto de seus ouvidos, Ruan Yan sentou de pernas cruzadas no sofá e usou o laptop para ajudar Li Han a organizar seus emails de trabalho. Levantou o olhar apenas para ver as costas do homem e os cantos de seus lábios formaram um pequeno sorriso.

-FIM-


  1. (Qiao Dou Ma Dai) Chineses gostam de colocar palavras que, juntas, lembram frases de outra língua. Essa frase quando dita em chinês soa similar a chotto matte em japonês, que significa espere um momento.
  2. Normalmente usado para descrever alguém, provavelmente um homem de voz grossa, grave e voz de “rico”. Como um personagem ‘Mary Sue’ é normalmente associado com esse tipo de voz grossa e grave de personagem dominante (pelo menos no mundo de Ruan Yan), nesse contexto, Ruan Yan está dizendo que tem um plot twist no fato de que ele começou a ser um presidente Mary Sue.
  3. Significa literalmente comer uma noz aberta por uma porta. Essencialmente, se alguém come isso, eles se tornam retardados e bobos, pois dizem que nozes fazem bem para o cérebro, mas as pessoas normalmente insultam uma às outras dizendo, “Sua cabeça bateu na porta por acaso?”. Essa frase é uma mistura das duas. É dito que, se uma pessoa bateu a cabeça na porta, eles podem curar comendo uma noz que também foi quebrada na porta. Porém, se uma pessoa normal comer essa noz, eles se tornam mais idiotas.
  4. Nome de uma das marcas mais famosas de produtos femininos sanitários.
  5. Yoooooooooo. Isso é bem conhecido por ser um símbolo/sinal para yaoi. Para aqueles que não sabem, é baseado numa reação para anime BL. Um cara estava reagindo à Boku no Pico e ficava gritando “Yoooooooooooooo!” o tempo inteiro, e foi daí que surgiu essa expressão.
  6. Uma mulher feia tentando imitar uma famosa da beleza. Essa frase é usada para descrever pessoas que imitam a outra tão mal que terminam com péssimos resultados. A história é baseada em Xi Shi, uma das quatro grandes belezas da China, que tinha um coração não tão saudável. Um dia, depois de lavar suas roupas, ela estava voltando para casa quando sentiu uma dor em seu peito. Ela pressionou sua mão contra ele e franziu suas sobrancelhas. As pessoas elogiaram ela dizendo que até franzindo as sobrancelhas ela continuava linda. Vendo Xi Shi sendo elogiada, uma mulher, considerada feia, decidiu copiar ela acreditando que ia ficar bonita se fizesse isso. Porém, só fez ela parecer ainda pior.

P.S. Nessa tradução existem termos que podem ser ofensivos, como retardado ou a história da mulher feia. Para ter o efeito do autor, foi optado não retirar/alterar, já que na China a cultura clássica ainda é muito forte e aparências também.