Ponto de vista do Pete

– Hoje foi muito cansativo, meu irmão esqueceu de entregar algumas coisas para um cliente, então me mandou no lugar dele para entregar.

– Você trabalhou a semana toda, precisa descansar bastante.

Eu e Ae não voltamos a nos ver desde aquele dia em que ele veio aqui em casa antes de ir para a própria casa dele. Primeiro eu fiquei muito triste por não podermos nos ver, mas agora estou muito feliz com isso, porque estou preparando uma surpresa para ele junto com a P’Money.

Além disso, nós dois ligamos um para o outro todas as noites e contamos como foi nosso dia.

– Na verdade não é tão cansativo assim, porque já estou acostumado, mas hoje a Nong’Yim estava na loja e foi muito cansativo. Lá tem muitos fios e equipamentos e ela ficava brincando ao redor das coisas e eu ficava preocupado que ela pudesse se machucar.

Assim que eu ouvi o nome da Nong’Yim eu comecei a sorrir.

– Falando nela, também estou com muitas saudades dela.

– Oh, ela está dormindo agora, quer conversar com ela amanhã? Ela ficaria muito feliz.

Apenas sorri e olhei o presente que fiz para ele em minha mão, ele ainda não está terminado, faltam alguns detalhes.

Não sei se vou conseguir terminar ele até o aniversário de Ae, mas vou fazer ele o mais bonito possível.

– Hum, o que você fez hoje?

– Nada, só fui pra aula.

– Mesmo? Eu vi sua foto no Facebook com aquela sua veterana.

– Khrub?

– Ela se chama P’Money, eu acho. Bem, eu vi ela postar várias fotos com vocês dois, você está atrás dela.

De repente eu senti medo, então imediatamente abri o notebook. Eu estava com medo de que Ae descobrisse o que tenho feito esses últimos dias.

Quando abri o face da P’Money eu fiquei … surpreso.

– Ae … como você sabe que sou eu?

Como eu não ficaria surpreso? A foto é uma selfie da P’Money, e eu realmente estou atrás dela, mas estou de costas e além disso, só aparece metade das minhas costas. Junto com a foto ela postou uma legenda.

Anúncio oficial!

Escutem todas vocês, a partir de hoje essa irmã tem um marido! Meu marido definitivamente é um milhão de vezes mais bonito do que o de todas vocês!

As pessoas dos comentários estão perguntando quem é a pessoa na foto, por que? Ela obviamente não marcou ninguém na foto, e é por isso que estou surpreso por Ae saber que sou eu.

– Eu soube que era você na primeira vez que vi a foto. Então, quando você se tornou marido dela?

Ele perguntou aquilo num tom  mais alto, o que me fez rir e fez meu coração acelerar. Eu estava muito feliz por ele conseguir me reconhecer, porque na verdade se ele não tivesse me dito eu mesmo não teria me reconhecido.

– Hahaha, recentemente meu namorado não tem estado aqui, então eu arranjei uma esposa. – O provoquei rindo, mas quando ele me respondeu de forma séria eu fiquei sem palavras.

– Pete! Da próxima vez que nos encontrarmos eu vou te mostrar quem é sua esposa!

(Sim, ele realmente se chamou de esposa no texto que peguei para traduzir.)

Quando ouvi seu tom de voz sem qualquer constrangimento, percebi que aquilo não era uma piada para ele, o que me deixou em silêncio, um pouco envergonhado. Mais uma vez, sem saber o que dizer, agarrei meu celular me sentindo feliz.

– Agora você tem um forte desejo a conquistar.

Eu murmurei aquilo, não estava sério sobre minhas palavras. Eu apenas disse aquilo porque estava envergonhado e queria provocá-lo, mas assim que ele respondeu de forma séria de novo eu fiquei sem palavras mais uma vez.

– Eu não tenho nenhum desejo para conquistar. Eu só estou mostrando minha autoridade como namorado.

– Então só você pode mostrar autoridade como namorado e eu não?

Eu não disse aquilo para deixar ele bravo, mas recentemente eu estive pensando como ele iria reagir se eu também falasse com ele dessa forma. Eu sei que não é bom provocar ele, mas eu sempre fiquei curioso para saber como ele iria reagir.

– Você tem sido travesso recentemente, Pete, você está planejando alguma coisa?

– Não Ae, eu só perguntei casualmente. – Eu quero ouvir ele dizer coisas amorosas e ele nunca me decepciona. Ele sempre às diz.

– Hei, me escute … mesmo que não possamos nos ver nesse tempo, eu pertenço a você. Eu nunca vou te trair, entendeu? Então você não pode ficar muito próximo dos outros, especialmente da P’Money. Toda vez que eu vejo ela parece que ela está te devorando com os olhos.

Eu realmente quero defender ela, mas ele está agindo de forma muito ciumenta, então apenas belisco meus dedos e secretamente me desculpo com P’Money. P’, você descaradamente mostrou que queria me comer e deixou Ae com ciúmes … eu comecei a rir, ri feito um idiota, então perguntei a Ae: – Você está livre na quarta?

– Quarta? Por que?

– Você pode vir me ver? Ou então, eu posso ir ai? – Perguntei com esperança. Quarta é o aniversário de Ae então não vou pedir para ele ficar comigo o dia todo, ele tem que comemorar com a família dele, mas ele me responde assim:

– Eu realmente lamento, mas não posso ir, quarta eu tenho vários produtos para entregar.

– E que tal na terça ou na quinta? – Eu ainda estava tentando fazer aquilo dar certo com certa esperança, mas ele disse:

– Eu realmente não posso, o novo empregado vai começar a trabalhar só na semana que vem, então não posso te ver essa semana. Você pode vir semana que vem? De qualquer forma, quando eu chegar eu vou ter que ir na universidade, o treinador me disse para ir treinar.

Assim que ouvi ele dizer aquilo eu mordi meus lábios. Eu estou errado? Eu sabia que não podia ver ele essa semana e que estava sendo um pouco egoísta, mas esse semana era o aniversário dele. Se nós tivéssemos que pular essa semana e comemorar o aniversário dele semana que vem, então qual seria o ponto? Além disso, ele não disse que estava vindo para me ver. Ele estava indo para a universidade para treinar. Eu sei que venho em segundo depois do futebol, mas … eu ainda tenho algumas reclamações.

– Hei Pete, está me ouvindo?

– … hum …

– Semana que vem, quando o novo empregado vier, eu vou pegar minhas coisas e ir ver você.

Minha boca estava bem fechada em uma linha. Suspirei silenciosamente e me forcei a responder: – Está bem, eu entendo.

Eu sei que ele está aliviado por eu não estar bravo, mas eu me sinto triste por ele não fazer minha vontade, então continuamos conversando por um longo tempo. Depois eu disse que estava indo dormir, então desliguei o celular e pensei no que Pond disse.

“Se você quiser alguma coisa apenas diga diretamente para ele.” Mas Pond, como eu posso dizer para ele vir me ver essa semana? Ele ainda tem que ajudar em casa.

Respirei fundo, então enterrei minha cara no travesseiro, agarrei meu cabelo e os baguncei com agonia.

Eu não tenho certeza se ele esqueceu o aniversário dele, mas não importa o que eu já cantei a música chinesa da Tao Jing Ying “Too agrieved” várias vezes.

(Nota: Tao Jingying é uma cantora taiwanesa, mas no texto estava “chinese singer”, então presumo que estivesse assim na versão em chinês do qual o tradutor em inglês traduziu a história. Claro, há uma diferença entre China e Taiwan, mas se não me engano a China não reconhece Taiwan como um país independente, então deve ser por isso que no texto esta “música chinesa” apesar de tudo. Eu queria esclarecer isso, porque talvez tenham leitores que conhecem a cantora, ou como cantora ou como atriz mesmo, e iriam comentar “mas ela é de Taiwan”, então só queria deixar registrado que traduzi como estava, não estou tomando um partido político e nem desmerecendo as origens dela. Gostaria de lembrar que, até 2017, apenas 22 países reconheciam Taiwan como país, tanto que até hoje ela não faz parte da OMS, o que é algo que está sendo discutido de novo por causa da pandemia, se ela puder ser reconhecida na OMS ela seria definitivamente vista como um país por mais países e então obteria soberania própria e a China não poderia mais não a reconhecer como um país independente. Não que as coisas sejam simples assim, mas melhoraria muito no status de Taiwan.)

Ponto de vista do Ae

Desde que Pete interrompeu nossa ligação alguns dias atrás ele não voltou a se comunicar comigo, o que me surpreendeu muito. Todas as vezes que eu tentava ligar para ele, ele não me atendia, era como se ele não quisesse falar comigo.

Isso começou quando eu disse que não ia ver ele, mas eu realmente não entendo onde eu errei. Eu acho que ele deveria tentar me entender, eu realmente tenho que ajudar minha família.

Hoje ele finalmente me ligou primeiro e está bem caprichoso.

– Só quero falar com você hoje à noite.

– Qual é o problema? – Perguntei curioso, porque hoje eu tenho que ir para cama cedo para acordar cedo amanhã.

Ele murmura: – Eu só quero conversar … só …

– Podemos conversar da próxima vez? Tenho que dormir agora.

Eu prometi ao meu irmão que ia ajudar ele, então tenho que ser responsável com meu trabalho, não posso ficar acordado senão não vou conseguir trabalhar de forma educada*

(* Ae está falando que se trabalhar com sono vai ficar de mal humor e não vai conseguir atender os clientes, sorry por explicar, eu pensei que tinha ficado confuso.)

– Só uma hora … por favor, por favor …

– Por que você está tão arrogante hoje Pete? – Eu disse aquilo de forma grossa, mas na verdade estava olhando o relógio enquanto pensava que ainda tinha mais uma hora até dormir. Eu estou bem desde que possa ouvir a voz dele. Mas o que me surpreende é que de alguma forma minha resposta o deixou insatisfeito, então ele subitamente elevou a voz.

– Eu estou sendo muito teimoso? Eu só queria um tempo para te dizer … eu realmente deveria ser mais rebelde … desculpe te incomodar. Pode dormir. Boa noite!

*Beep-beep-beep*

– O que?!

Eu realmente gritei bem alto, então me apressei a olhar para a tela do celular. O que eu fiz de errado? Por que ele está sendo tão caprichoso? Por que ele acha que não está errado? Liguei de volta para ele, mas descobri que seu celular estava desligado.

– Mas que infernos ele está fazendo? – Eu realmente não sei o que fiz de errado. Pensei em como conseguir esse namorado mal-humorado de volta.

– Ae, vou te ajudar a preparar as oferendas para amanhã.

Minha mãe acabou de abrir a porta do meu quarto. Depois de ouvir o que ela disse eu fiquei muito confuso. Me virei e olhei para ela. Não sei porque ela me disse isso.

– Oye, como você pode ser tão esquecido? Você não pode esquecer algo tão importante na sua vida! Tenho certeza que se fosse sobre futebol você não tinha esquecido …

– Por que amanhã é um dia tão importante?

Quando minha mãe terminou de explicar meu olhos se arregalaram e eu peguei meu celular para ver a data.

– Ah, hoje é o dia em que sua mãe te deu a luz e te apresentou ao mundo! Um dia depois de nove meses sua mãe entrou em trabalho de parto e me levaram gritando para o hospital de tanta dor … seu pai segurou minha mão por uma hora até que você saísse da minha barriga. Foi um dos dias mais felizes e dolorosos da minha vida.

Minha mãe se afundou em sua memória enquanto eu lembrava de alguns dias atrás.

“Você está livre na quarta?”

– Isso é hoje! Quarta é meu aniversário! Merdaaa!!!

– Isso é para sua mãe?

Neguei prontamente.

– Não, não. Foi pra mim, estava me xingando, é que esqueci uma coisa. Obrigado por preparar a oferenda.

Minha mãe sempre prepara essa oferenda para mim nesse dia que ela considera tão especial, mas infelizmente eu nunca lembro do meu aniversário.